Farmácia – Saiba mais sobre o curso e a profissão

Hoje, 20 de janeiro, é considerado o Dia do Farmacêutico, profissional formado no curso superior de Farmácia! Elaboramos este post para falar um pouco sobre esta área de atuação e como funciona o processo de graduação. Confira! 😉

O curso de Farmácia está ligado à área da saúde. Dura em média 5 anos e majoritariamente é oferecido no formato presencial. As disciplinas são voltadas para o estudo da anatomia humana e o aprofundamento de conceitos químicos. Além disso, os cursos exigem estágio obrigatório e trabalho de conclusão de curso (TCC).

Analisar substâncias, realizar testes clínicos e descobrir como determinados compostos reagem no organismo são características do pesquisador e estudante da área. Pode atuar em laboratórios, instituições de pesquisa, hospitais, empresas que necessitam de inspeção de produtos, farmácias, empresas de cosméticos, institutos médico-legais, dentre outros. Podem, inclusive, abrir suas próprias empresas na área.

Notas de corte para o curso em algumas universidades públicas do Brasil segundo o Sisu do primeiro semestre de 2016 (ampla concorrência):

  • UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) – 711.96 (Integral)
  • UFRJ (Universidade Federal do Rio do Janeiro) – 725.20 (Integral)
  • UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) – 721.29 (Integral)
  • UFBA (Universidade Federal da Bahia) – 678.99 (Integral)

A profissão está sempre em alta, pois a indústria farmacêutica lida com a projeção de descoberta de novos substâncias e medicamentos, além da cura, assistência e melhoria das condições de saúde da população. Além disso, dificilmente o profissional formado em Farmácia fica sem emprego, o que é uma vantagem importantíssima!

E aí, se interessou pela área? Agora, basta saber se o seu perfil combina com as características que ela demanda. O VOKARE pode te ajudar nesse processo. Nosso sistema irá avaliar quais aspectos pessoais possuem relação com a profissão. Clique AQUI para fazer nosso teste profissional!