Mulheres atuando em profissões antes ocupadas apenas por homens

Por muito tempo, mulheres em todo o mundo foram subjugadas e estereotipadas para determinadas funções em sociedade. Predominantemente, elas eram consideradas adequadas somente aos trabalhos domésticos e para o cuidado do marido e dos filhos. Essa realidade foi, aos poucos, sendo modificada, mas ainda é um desafio atual. A ideia de que o homem tem mais força ou habilidade para certos trabalhos em relação à mulher tem sido constantemente descartada como argumento para impedir que a figura feminina assuma qualquer posto profissional. Homens e mulheres se valem de diferentes estratégias e habilidades para responder a uma mesma tarefa, o que não significa que um é melhor ou mais privilegiado do que o outro para a execução dela.

Pensando nisso, hoje, no Dia Internacional da Mulher, elaboramos este post para falar sobre algumas profissões que antes eram consideradas masculinas, e nas quais cada vez mais mulheres têm atuado. Essa é uma revolução e evolução inspiradora, que desperta mulheres a assumirem seus sonhos e vontades, realizando-se pessoal e profissionalmente.

Na aeronáutica, por exemplo, mulheres eram profissionais raras, mas hoje atuam em praticamente todos os setores, sendo pilotos ou comandantes de organizações militares. Segundo a Força Aérea Brasileira, desde o ano de 2003, a participação das mulheres aumentou em 277%, e elas já equivalem a 14,55% do efetivo atual de militares.

Profissões relacionadas à força e às matérias exatas, como a matemática, vão sendo cada vez mais procuradas por mulheres ao redor do mundo. Os cursos de engenharia, ainda que predominantemente frequentados pelos homens, já estão formando mais mulheres e diminuindo, progressivamente, a disparidade entre os gêneros na área.

No ramo da engenharia mecânica, o profissional deve desenvolver, projetar e supervisionar equipamentos, veículos, máquinas de aquecimento ou de refrigeração, dentre outras ferramentas específicas da indústria. A mulher, antes considerada frágil para esse tipo de serviço, agora tem sido expressiva em suas atuações.

Assim também acontece em relação à engenharia elétrica. A gestão de obras em subestações de energia exige bastante esforço, inclusive físico, nos espaços de trabalho. As mulheres têm se mostrado extremamente capazes e aptas às exigências da rotina.

Na política, são expressivas as mobilizações para garantir a visibilidade feminina e fortalecer a democracia. A representatividade da mulher nas bancas políticas garante a conquista de direitos e igualdade entre os gêneros. As mulheres são maioria entre os eleitores e vêm consolidando-se também como atuante nos cargos.

A aparente fragilidade não tem impedido que mulheres façam parte da parcela de indivíduos que trabalham para garantir a segurança pública. Policiais, civis e federais, bombeiras, peritas, todos segmentos profissionais nos quais antes apenas homens atuavam.

A indústria automotiva e mecânica tem atraído bastante as mulheres e elas são, inclusive, necessárias nessa área. Sendo elas praticamente a metade do público consumidor de automóveis, porque não haver sua expressiva participação na montagem, reparação e manutenção? São comuns os casos em que profissionais tiram vantagem da inexperiência de mulheres na área, mas isso tem mudado, graças ao interesse crescente da mulher neste campo. Essas são só algumas das profissões. Cada vez mais as mulheres são motoristas de ônibus, taxistas, eletricistas, mestres de obra, dentre outros.

Curiosidade: a marca de bonecas Barbie lançou uma linha que homenageia mulheres que revolucionaram a nossa sociedade com suas atuações e descobertas. Foram caracterizadas a aviadora Amelia Earhart, a artista e referência feminista Frida Kahlo, a cientista da NASA Katherine Johnson, além de muitas atletas, cineastas, ambientalistas e empreendedoras que atuaram de forma relevante e mostraram como o poder feminino foi e tem se consolidado diariamente, ao desempenhar suas funções corajosamente e com muita competência.

Identifica-se com alguma profissão majoritariamente considerada masculina? Esqueça esse padrão! Ninguém deve definir um perfil, mas sim capacitar-se para atuar com excelência. Feliz dia Internacional da Mulher!