Vokare – o que define as profissões do futuro?

Há inúmeras especulações sobre as profissões que serão intituladas como “de sucesso” no futuro. Fato é que, hoje, além de buscar a realização pessoal, é preciso pensar na profissão de forma estratégica, ou seja, analisar qual é a projeção de crescimento da área no futuro e em quais aspectos será vantajoso ou não optar por ela.

O mercado de trabalho está em constante mudança. Pensando em nossa sociedade modernizada e tecnológica, por exemplo, pode-se afirmar que todas as áreas estão voltadas, atualmente, para a inovação de recursos digitais. Há menos de 20 anos, a maioria dos processos facilitadores do nosso cotidiano nem eram ainda existentes. Além disso, a sociedade demanda constantemente novos serviços, o que move e valoriza o cenário de profissões em todo o mundo.

Separamos algumas profissões relevantes em nosso cenário atual e que possivelmente permanecerão em alta no futuro. Lembrando de que não se trata necessariamente da remuneração, mas sim da importância que a profissão denotará em sociedade.

  • Engenharia Ambiental

O profissional com formação relacionada às áreas ambientais estarão, certamente, lidando com o foco do futuro: sustentabilidade.

  • Engenharia Civil

Projetos, gerenciamento e execução de obras estão em alta e continuarão por muito tempo como um ramo promissor, devido às constantes modificações espaciais.

  • Consultor comercial

Inteligência de mercado, estratégias, técnicas e práticas que têm como objetivo a expansão de lucros das marcas e produtos são aspectos essenciais a qualquer área ligada aos negócios.

  • Gestor de resíduos

As legislações ambientais estão cada vez mais rigorosas e a demanda principal é de otimização das operações de armazenamento e transporte dos resíduos. O profissional da área será peça fundamental para as grandes indústrias.

  • Tecnologia da Informação

Empresas prestadoras de serviços tecnológicos necessitam de um apoio especializado dos profissionais de TI voltados à área administrativa, por exemplo.

  • Engenharia Biomédica

Desenvolvedores de equipamentos da área de saúde e gestores da manutenção hospitalar estão ligados a um mercado em grande expansão.

  • Economia

A necessidade de análise das situações e variações do mercado faz com que o economista seja requisitado em praticamente todas as áreas de operações comerciais.

É evidente que as expectativas podem mudar, mas é interessante analisar o potencial dessas áreas e profissões no mercado do futuro.

Gostou? Veja mais dicas em nosso blog.