Metodologia

A base do Vokare é o autoconhecimento focado em aspectos essenciais para acertar na decisão profissional. Com esse objetivo, princípios da Psicologia Positiva, Neurociência e os mais modernos conceitos de Orientação Profissional foram reunidos e transformados em estratégias que possam instigar à conquista das descobertas necessárias.

O processo Vokare se divide em 5 etapas. Cada uma delas aborda uma área de conhecimento, sendo separadas entre si por um período de 12 horas. Isso para que o participante faça o processo de forma reflexiva e profunda. Ao terminar uma etapa, o sistema entra em “hibernação” por um período de 12 horas, e somente após este tempo, o participante tem acesso à nova fase.

Vokare propõe uma viagem pelo mundo espacial, com uma parada em cada um dos asteroides de conhecimento: Persona, Ambiens, Valorum, Ingenium, Obus e Exitus.

Asteroides Persona e Ambiens

A missão dessa etapa é levar a duas descobertas: o perfil de personalidade e o tipo de ambiente em que se deseja trabalhar. Ao final, o viajante perceberá como funciona seu cérebro: formas de pensar, de tomar decisões, julgar e se relacionar com as pessoas. Descobrirá também o que é importante e essencial existir em seu local de trabalho, para que se sinta confortável com seu jeito de ser.

Asteroide Valorum

O objetivo é descobrir os 5 principais valores, aspectos essenciais que devem ser respeitados para que uma pessoa seja coerente consigo mesma, em sua vida e em sua profissão. Entre 100 valores, o viajante chegará àqueles dos quais não abre mão, que necessitam ser considerados para que acerte em sua decisão profissional.

Asteroide Ingenium

Hora de descobrir a grande chave do sucesso profissional: talentos, pontos fortes e habilidades pessoais. No sistema de conhecimento proposto pelo Vokare, existe uma gama de mais de trinta talentos, que reúnem o que uma pessoa pode ter de melhor em si. É a “mistura” dos 5 principais talentos de cada um, que gera aquilo que se chama de “dom”, vocação”. Todos nós possuímos talentos fantásticos e são eles que necessitam ser considerados na decisão profissional.

Asteroide Obus

Após a navegação pelos asteroides de autoconhecimento, é hora de entrar no mundo das profissões. São mais de 200 cursos de graduação. Após ser apresentado a cada um deles, o viajante é convidado a escolher 5 cursos, de sua preferência, para que o sistema Vokare avalie o grau de congruência de cada um desses cursos, de acordo as características individuais fornecidas pelo viajante. É feito um cruzamento de mais de 25 mil links, entre o que foi informado e o banco de dados do sistema Vokare.

Asteroide Exitus

O viajante receberá do sistema Vokare um relatório detalhado sobre os resultados da navegação feita por todos os asteroides.

Para cada um dos cinco cursos escolhidos pelo viajante, o Vokare apresentará o grau de congruência, estatisticamente falando, com seu perfil pessoal.

Depois disso, o Vokare apresentará os 5 cursos detectados pelo sistema, como sendo os de maior afinidade com o viajante. Sempre respeitando as informações fornecidas em cada asteroide visitado.

Fim do Processo

O viajante terá então à sua disposição informações muito valiosas para a decisão profissional: suas características pessoais positivas, pontuação de cursos que escolheu, e indicação de profissões potencialmente mais favoráveis.

Com certeza, após a navegação pelo sistema Vokare, o viajante estará pronto para fazer uma escolha assertiva rumo à sua vida profissional. Fim da Missão Vokare!