Perfil de Personalidade

O Mestre

Extrovertido - Intuitivo - Sentimental - Impulsivo

Pessoas extrovertidas, que irradiam calor humano e simpatia. Geralmente são amistosas, cheias de tato e capazes de entrar em sintonia com os outros.

Uma de suas maiores qualidades é sua capacidade de valorizar a opinião alheia e o contato humano. São geralmente muito sensíveis a manifestações de aprovação e sofrem com a indiferença por parte dos que lhes estão próximos, já que muito do prazer e da satisfação que sentem em suas vidas vêm do calor humano.

Para que reine a harmonia, estão sempre prontos a concordar com as opiniões alheias - dentro dos limites do razoável. Mesmo quando confrontadas com opiniões conflitantes, elas conseguem manter a esperança de que de algum modo é possível chegar a uma conclusão harmoniosa, e muitas vezes conseguem que isto aconteça.

Seu interesse maior é enxergar as possibilidades que estão além do que é óbvio ou conhecido. Sua intuição aguça sua visão do futuro, sua capacidade de penetrar além do conhecido e a curiosidade por ideias novas. Geralmente se interessam pela leitura e pela teoria.

Pensam melhor quando estão falando com outras pessoas do que sozinhos.

Mostram-se também perseverantes, conscienciosos e ordeiros e esperam que os outros também se comportem assim. Concentram sua atenção nos aspectos mais positivos.

O Campeão

Extrovertido - Intuitivo - Sentimental - Cauteloso

Pessoas geralmente extrovertidas, inovadoras e entusiastas. Possuem facilidade para vislumbrar novas possibilidades e novas maneiras de fazer as coisas. Donas de uma capacidade para tomar iniciativa, para começar novos projetos, assim como da energia necessária para levá-los adiante.

Muitas vezes, quando em um novo projeto, ficam tão absorvidas por ele que não encontram tempo para fazer mais nada. São motivadas pelas novidades e seu mundo é sempre repleto de novos possíveis projetos. Seu entusiasmo motiva as pessoas ao seu redor.

Não gostam de rotina. Facilmente se desinteressam por um projeto, na medida em que os problemas principais e os desafios mais instigantes forem sendo resolvidos. Sua eficiência está exatamente na situação de ficar criando um projeto atrás do outro, deixando sua manutenção para quem tenha o perfil mantenedor. As dificuldades as estimulam e geralmente mostram boa habilidade para contorná-las ou resolvê-las.

São sinceramente envolvidas com outras pessoas. Têm facilidade nos contatos interpessoais, e interesse para compreender o outro sem julgá-lo. Conseguem perceber o que outras pessoas estão pensando. Podem vislumbrar muito bem, de maneira intuitiva e global, as potencialidades de cada um e em que direção elas poderão se desenvolver.

O Comandante

Extrovertido - Intuitivo - Racional - Impulsivo

Pessoas extrovertidas e pouco sentimentais. São lógicas, analíticas, capazes de crítica objetiva e incapazes de serem convencidas por argumentos que não sejam racionais. São muito bons para perceber o que é ilógico e inconsistente, sempre afastadas das questões sentimentais.

Focalizam a atenção mais nas ideias do que nas pessoas e sentimentos. Acreditam que o comportamento das pessoas deve estar baseado em regras lógicas, e tendem elas mesmas a viverem e se comportarem seguindo regras bem definidas, com postulados básicos sobre o mundo e a vida.

Têm facilidade para tomar decisões de forma rápida e sem muita preocupação com detalhes. Sua atenção está focalizada no quadro mais amplo e mais geral, não tendo o olhar voltado para os pormenores.

Conseguem perceber a realidade de forma intuitiva, o que tende a aumentar seus interesses intelectuais, sua curiosidade pelas ideias novas, sua tolerância pelos aspectos teóricos e seu gosto por problemas complexos. Os desafios tendem a estimulá-las. Facilidade para buscar e implementar soluções inovadoras.

Gostam de pensar, de fazer planos a longo prazo e de programar as etapas e operações relacionadas com um projeto, fazendo esforços sistemáticos para cumprir objetivos, metas e prazos.

Não têm muita paciência com desorganização e ineficiência, e podem mostrar-se bastante duras e inflexíveis quando a situação assim o exige.

O Visionário

Extrovertido - Intuitivo - Racional - Cauteloso

Pessoas extrovertidas, inovadoras, engenhosas, sempre enxergando novas possibilidades e maneiras diferentes de fazer as coisas. Estão sempre dispostas a iniciar novos projetos, tendo também a energia necessária para levá-los adiante.

São motivadas pelos desafios excitantes e por novas possibilidades. Não gostam de trabalho rotineiro nem do esforço necessário para realizar as pequenas tarefas relacionadas com seus interesses principais. São muito mais eficientes e se realizam mais em postos que lhes permitam "bolar" um projeto atrás do outro.

Confiam bastante em sua inspiração e se mostram incansáveis ao tentar encontrar soluções para desafios. As dificuldades as estimulam e demonstram bastante habilidade para destrinchá-las. Seu universo está sempre repleto de possíveis projetos.

Acostumadas a confiar no pensamento, são pessoas bastante objetivas tanto no que diz respeito aos projetos em que estão interessadas, quanto às pessoas que ocupam um lugar em suas vidas. Têm facilidade para perceber o que as outras pessoas estão pensando ou sentindo sobre alguém ou alguma coisa, podendo utilizar este conhecimento para obter apoio para seus projetos. Geralmente, estão mais interessadas em entender do que em julgar outras pessoas.

O Provedor

Extrovertido - Realista - Sentimental - Impulsivo

Pessoas extrovertidas, sentimentais, que irradiam afeto e simpatia. Sua atenção está voltada principalmente para os outros, pois valorizam muito o contato humano. Muito do prazer e satisfação que sentem na vida vêm deste calor humano que percebem nos que estão à sua volta. Mostram-se amistosas, cheias de tato e capazes de entrar em sintonia com as outras pessoas. São também extremamente leais. Possuem uma tendência a concentram sua atenção nos aspectos mais positivos dos indivíduos e instituições.

Têm facilidade para lidar com pessoas, demonstrando boa vontade e habilidade em conseguir a cooperação de todos. Capacidade de compaixão, acompanhada de uma aguda preocupação com condições físicas. O domínio de ideias abstratas e análise impessoal em geral não lhes interessa. Pensam melhor quando estão conversando e gostam muito de "bater papo".

Valorizam muito as opiniões alheias. Mesmo quando confrontadas com pontos de vista conflitantes, conseguem acreditar que é possível chegar a um consenso, coisa que frequentemente conseguem.

Sendo a harmonia tão importante para elas, estão sempre prontas a concordar com as opiniões alheias, dentro dos limites do razoável. Por outro lado, têm sempre regras definidas sobre tudo e todos, expressando sua opinião com franqueza às vezes excessiva.

Percebem a realidade através dos órgãos dos sentidos, demostrando-se portanto práticas, realistas e com os pés firmemente plantados no chão. Gostam de basear seus planos e decisões em fatos comprovados e valores pessoais. Apreciam bastante ver as coisas decididas e acomodadas: mas não necessariamente apreciam ter de tomar todas as decisões.

São perseverantes, conscienciosas e ordeiras, mesmo em assuntos de pouca importância, e esperam que as outras pessoas também assim o sejam.

O Performer

Extrovertido - Realista - Sentimental - Cauteloso

Pessoas extrovertidas, amistosas e adaptáveis. Realistas, confiam naquilo que podem comprovar através de seus próprios órgãos dos sentidos. Resolvem seus problemas tentando adaptar-se à realidade e muitas vezes conseguem que também outras pessoas adaptem-se.

Geralmente são suficientemente populares para que os demais levem em conta suas sugestões, no sentido de se chegar a um acordo qualquer.

Usualmente não são preconceituosas, têm o espirito bastante aberto e são muito tolerantes - principalmente com elas mesmas. Podem mostrar muita habilidade para aliviar situações tensas e conseguir que partes em conflito cheguem a um acordo.

Podem revelar-se bons "resolvedores de problemas". Não se sentem presos à necessidade de seguir procedimentos ou métodos. São capazes de enxergar maneiras de obter resultados “usando” as regras, sistemas e circunstâncias existentes, de maneira nova e original.

Mostram uma curiosidade ativa a respeito de novos objetos, paisagens, atitudes, comidas exóticas e diferentes ou pessoas - em resumo, qualquer coisa nova apresentada a seus cinco sentidos.

Suas decisões são tomadas a partir de valores pessoais e sentimentos, em lugar da análise lógica do pensamento. Simpáticos, cuidadosos no trato com as pessoas, interessados em contatos humanos e cheios de habilidade nessa área.

Aprendem muito mais pela experiência concreta, que pelos livros e alcançam melhor desempenho em provas práticas do que em exames escritos. São também pessoas que só irão confiar em ideias e teorias quando as virem testadas na prática.

O Supervisor

Extrovertido - Realista - Racional - Impulsivo

Representantes deste grupo são eficientes, objetivos e decididos. Sentem-se motivados pelas responsabilidades que lhes são atribuídas.

Pessoas extrovertidas. Usam o pensamento para controlar o mundo que as rodeia. Precisam fazer um esforço para valorizar o sentimento. Tendem a confiar cegamente em sua maneira lógica e racional de encarar os problemas.

Gostam de analisar projetos e logo partir para ação, fazendo com que as coisas aconteçam. São geralmente lógicas, analíticas, criticas e não muito suscetíveis de serem convencidas por argumentos que não sejam estritamente racionais. Sua atenção se volta geralmente para o trabalho ou a tarefa a serem executados e não para as pessoas que irão executá-los.

Acreditam que as atitudes dos indivíduos deveriam estar baseadas na lógica, e isso se aplica a seu próprio comportamento: elas possuem um conjunto de regras bem definidas, que irá regular seus postulados básicos sobre a vida e sobre o mundo. Qualquer mudança em seu comportamento tem de ser precedida por uma mudança deliberada neste conjunto de regras.

Apreciam organizar os fatos, as situações e as opções ligadas a um projeto. Gostam de trabalhar para que os objetivos estabelecidos sejam alcançados dentro dos prazos fixados. Não têm muita paciência com confusão e ineficiência, podendo mostrar-se bastante duras e inflexíveis quando a situação assim o exige.

Estão geralmente mais interessadas em perceber e apreciar a realidade presente no aqui e no agora, do que em possibilidades futuras, o que as torna sensatas, com os pés firmemente plantados no chão, práticas e realistas.

Usam sua experiência passada para ajudar na resolução de problemas. Gostam de ter certeza de que as decisões tomadas por elas estejam baseadas em fatos comprovados. Apreciam que os resultados de seus esforços sejam imediatos, visíveis e tangíveis. Gostam de colocar objetivos a serem alcançados, tomar decisões e dar as ordens necessárias para sua consecução.

O Dínamo

Extrovertido - Realista - Racional - Cauteloso

Pessoas extrovertidas, amistosas e adaptáveis. Realistas, confiam principalmente nas coisas que podem ver, ouvir e conhecer através dos sentidos. Gosto pela ação e boa capacidade de adaptação.

Aceitam com bom humor os fatos da vida, quaisquer que sejam estes. Costumam procurar uma solução que os satisfaça ao invés de tentar impor suas próprias regras à realidade. Têm certeza que, mais cedo ou mais tarde tudo tem uma solução satisfatória.

Resolvem problemas mostrando-se extremamente adaptáveis. Muitas vezes conseguem que outras pessoas também se adaptem, pois são suficientemente populares para que suas sugestões sejam ouvidas.

Têm uma mente aberta, poucos preconceitos e muita tolerância, principalmente com elas mesmas. Geralmente são boas "solucionadoras de problemas", graças ao fato de que são capazes de aceitar as coisas como elas são e não como elas gostariam que fossem, e portanto são ótimas para aliviar situações tensas e conseguir que partes em conflito cheguem a um acordo qualquer.

Como não estão presas à necessidade de seguir regras previamente estabelecidas, ou métodos que funcionaram bem no passado, às vezes conseguem resolver problemas "usando" regras, sistemas e circunstâncias de maneira original, ao invés de deixar que elas se constituam em obstáculos.

Estas pessoas demostram uma curiosidade ativa em relação a objetos, paisagens, pessoas, comida, ou a qualquer novidade apresentada a seus sentidos.

Tomam suas decisões baseadas na análise lógica do pensamento e não nos seus valores pessoais. Por confiarem na lógica mostram-se capazes de grande firmeza, quando isto for necessário. De um modo geral, aprendem mais pela experiência direta do que pela leitura e estudo, e são mais eficientes em situações reais do que em exames escritos. Não confiam muito em teorias e ideias que não foram testadas na prática.

O Inspetor

Introvertido - Realista - Racional - Impulsivo

Pessoas introvertidas, extremamente confiáveis. Mostram um respeito completo, realista e prático pelos fatos. Podem absorver, lembrar e utilizar um grande número de fatos, tomando muitas precauções quanto à sua precisão. Quando percebem que algo deve ser feito, aceitam a responsabilidade pela sua execução, as vezes muito além do que seria sua obrigação fazê-lo. Gostam das coisas muito claras e colocadas preto no branco.

Apesar de pouco demonstrarem, suas reações emocionais muitas vezes são vívidas e intensas. O fato de esconder seus sentimentos mais íntimos faz com que pareçam muito calmas e seguras quando têm de enfrentar situações de crise. E, só quando se conhece bem estas pessoas, se percebe que por trás de uma fachada de calma, estão encarando a situação a partir de um ponto de vista extremamente afetivo.

Contudo, quando estão em público e têm de lidar com o mundo das realidades concretas, mostram-se extremamente confiáveis e sensatas. Costumam também ser sistemáticas, perseverantes, trabalhadoras e capazes de levar em consideração cada pormenor de um problema, bem como as regras que devem ser seguidas em cada caso. Muito perseverantes. Têm a tendência a se engajarem um tanto quanto impulsivamente, e uma vez engajados, não será fácil desencorajá-los ou distraí-los do caminho a ser seguido.

Quando são responsáveis por algo são conservadores e buscam com o máximo cuidado encontrar os fatos necessários para justificar suas avaliações e decisões. Encaram e julgam as situações de um ponto de vista prático e considerarem importante que regras e procedimentos sejam seguidos à risca. Buscam nos sucessos do passado a solução para os problemas atuais. Não se vangloriam pelo seu trabalho.

Mostram-se dispostas a dispender, com bastante generosidade, grandes esforços para ajudar seu próximo.

O Artesão

Introvertido - Realista - Racional - Cauteloso

Pessoas introvertidas, pouco sentimentais, que usam o pensamento lógico para compreender a realidade. Estando habituadas a confiar no pensamento são analíticas, capazes de críticas objetivas, só se deixando influenciar por argumentos que sejam racionais e solidamente fundamentados em fatos estabelecidos.

Gostam de organizar tanto fatos quando dados, e preferem não ter de organizar situações e pessoas, a menos que sejam forçadas por razões profissionais. São muito curiosas, embora esta curiosidade não se manifeste explicitamente. Tendem a ser pessoas tímidas quando em situações sociais, exceto quando estão entre bons amigos. Existem ocasiões nas quais se deixam absorver por seus interesses de maneira tão intensa, que podem chegar a extremos de ignorar ou perder o contato com o mundo que os cerca.

Pessoas tranquilas e reservadas. Contudo, quando tratam de assuntos nos quais podem utilizar o grande arquivo de informações que possuem, podem se lançar em grandes discursos intermináveis. Têm grande capacidade de adaptação às atividades da vida diária, a menos que sintam que algum dos seus princípios está sendo violado. Então, deixam de adaptar-se.

Apreciam qualquer coisa que forneça informações a seus órgãos dos sentidos.

Mostram um grande interesse em saber como e porque as coisas funcionam. Confiam no seu modo racional de encarar a vida e as coisas. São excelentes para analisar o que está errado com alguém ou alguma coisa. Têm uma ótima capacidade para economizar esforços.

Avaliam com facilidade qual é o esforço que deve ser gasto, em cada ocasião, fazendo exatamente o que é necessário naquele momento, sem pressa e sem movimentos perdidos.

O Conselheiro

Introvertido - Intuitivo - Sentimental - Impulsivo

Pessoas introvertidas, geralmente inovadoras no campo das ideias. Confiam na intuição para compreender a realidade, não dando importância ao que outras pessoas possam pensar sobre o assunto. São estimuladas pelos problemas, pois para elas, conseguir o impossível pode demorar, mas não muito.

São independentes e individualistas, já que pautam sua vida a partir da inspiração que lhes chega através da intuição. Os dados assim obtidos, são tão válidos e importantes para eles, que as vezes custam a entender porque outras pessoas não os aceitam com tanta facilidade. Esta característica de independência nem sempre é evidente à primeira vista, já que elas dão muita importância à harmonia e a concórdia, o que faz com que se esforcem muito para convencer outras pessoas a aprovar e colaborar em seus projetos.

Podem demonstrar uma grande capacidade de liderança, especialmente quando estão se dedicando a dar forma a uma visão intuitiva consistente, e sua fé e entusiasmo muitas vezes convence outras pessoas a segui-las. Seu modo de liderança passa pela conquista e não pela imposição de outras pessoas para suas ideias.

Têm necessidade de usar a intuição e seus sentimentos. Se interessam por atividades referentes às pessoas. Como estão acostumadas a confiar na intuição, têm facilidade de chegar até os significados mais profundos de uma área do conhecimento e encontram muita satisfação ao ajudar os outros em seu desenvolvimento.

Sua intuição poderá lhes sugerir novas abordagens para os problemas. Seu sentimento lhes fornece o entusiasmo necessário para por em movimento suas energias interiores. A intuição, alimentada pelo sentimento, se não for abafada por um trabalho repetitivo e rotineiro, pode ser de imenso valor em qualquer campo de atuação.

O Curador

Introvertido - Intuitivo - Sentimental - Cauteloso

Pessoas introvertidas, sentimentais, dotadas de uma grande dose de calor humano. Cumprem com grande lealdade os deveres e obrigações para com suas ideias e com aqueles que lhes são caros. Sua visão sobre o mundo e a vida é extremamente pessoal, pesando e medindo todas as coisas a partir de padrões fornecidos por seus ideais e valores pessoais. Defendem estes ideais com convicção apaixonada. Embora suas vidas sejam governadas por ideais e lealdade internas, dificilmente falam sobre estes. Expressam muito raramente seus sentimentos mais íntimos e escondem a grande dose de ternura que geralmente possuem, atrás de uma máscara de tranquila reserva.

Nos assuntos do dia-a-dia mostram-se tolerantes, abertas, compreensivas, flexíveis e adaptáveis. Contudo, se sentem que algo possa ameaçar suas verdades, não cedem um centímetro sequer. Não estão interessados em impressionar ou dominar outras pessoas, a não ser que isto seja absolutamente necessário por razões profissionais. Valorizam aqueles que se dão ao trabalho de tentar compreender seus valores e as metas que se propõem a alcançar.

Seu interesse principal está em vislumbrar possibilidades além do que está presente, do óbvio e do interesse conhecido. Desejam que o trabalho que realizam contribua de alguma forma para os demais: uma maior compreensão entre as pessoas, um pouco mais de felicidade para alguns, uma melhoria nas condições de saúde. Querem também que seu trabalho lhes ofereça algo mais do que um salário no fim do mês. São muito perfeccionistas quando alguma coisa lhes é cara e importante.

Mostram muita curiosidade por ideias novas. Costumam ter lampejos intuitivos e boa capacidade para ver as coisas a longo prazo. Podem mostrar grande habilidade e capacidade de convencer os outros quando querem comunicar algo com que estão entusiasmados.

O Mentor

Introvertido - Intuitivo - Racional - Impulsivo

Pessoas introvertidas, inovadoras, incansáveis, tanto em pensamento quanto em ação.

Confiam na intuição para lhes fornecer dados sobre a realidade, não ligando muito para o que a opinião pública possam pensar sobre essas coisas. A fé que depositam em sua visão interior pode mover montanhas e os problemas nada mais fazem do que estimulá-los: para eles conseguir o impossível vai demorar um pouco mais de tempo - não muito, porém.

São independentes sendo, às vezes, até muito teimosos. Valorizam muito a eficiência, tanto a própria quanto a dos outros.

Já que estão tão seguros sobre o valor e a validade de suas inspirações, desejam que estas sejam aceitas e utilizadas por outras pessoas, estando dispostos a não poupar tempo e esforços para que isto seja conseguido.

São firmes e perseverantes, e muitas vezes irão conseguir que outras pessoas trabalhem quase tão duramente quanto elas.

Embora sejam mais intuitivos, são capazes, se necessário, de focalizar sua atenção nos pormenores de uma situação, a fim de que sua ideia possa ser realizada.

O Pesquisador

Introvertido - Intuitivo - Racional - Cauteloso

Pessoas introvertidas, analíticas, lógicas e capazes de uma crítica objetiva. Grande curiosidade intelectual.

Tendem a ter apenas um pequeno círculo de amigos chegados e apreciam a companhia daqueles que gostam de discutir ideias. São um tanto quanto reservadas e caladas, embora, às vezes possam falar por horas sobre assuntos que conhecem bem e sobre os quais refletiram bastante.

Prestam mais atenção às ideias do que às pessoas que estão por trás das ideais. Preferem organizar conhecimentos e fatos do que atuar na prática: só farão isto se as circunstâncias assim o exigirem.

Podem se tornar tão absorvidas por uma ideia qualquer, que em alguns momentos chegam mesmo a ignorar ou esquecer o mundo que as cerca.

Sabem adaptar-se a situações novas, quando estas não entram em conflito com seus princípios básicos. Quando isto acontece, podem mostrar-se bastante inflexíveis.

Interessam-se muito em tentar vislumbrar possibilidades além do senso comum, do conhecido, e do que está presente no aqui-agora. Compreendem as coisas rapidamente, e a intuição colabora para aumentar sua curiosidade intelectual, sua capacidade de enxergar para além do evidente e do óbvio, e sua habilidade de bolar soluções novas para os problemas.

Interessam-se muito mais pelo grande desafio de encontrar uma solução original para um problema qualquer, do que em ver esta solução ser posta em prática. Excelentes para analisar o que há de errado com uma ideia.

O Protetor

Introvertido - Realista - Sentimental - Impulsivo

Pessoas introvertidas, confiáveis e capazes de aceitar responsabilidades que vão além de sua obrigação. Costumam ter um respeito completo, realista e prático por fatos concretos. Quando percebem que é preciso fazer algo, param para pensar a respeito, e se decidirem que sua ação poderia contribuir para que a situação possa ser esclarecida, aceitam a responsabilidade por ela.

São pessoas que lembram e utilizam um grande número de fatos, dando grande importância à sua fidedignidade. Apreciam muito que tudo seja apresentado da forma mais clara possível.

Suas reações mais íntimas são frequentemente vívidas e intensas, e muitas vezes, imprevisíveis. Raramente mostram suas emoções através de sua expressão facial, o que faz com que possam parecer extremamente calmas mesmo quando têm de enfrentar uma emergência.

Só quando se conhece bem estas pessoas é que se percebe que atrás da máscara de calma estão encarando fatos e situações a partir de uma perspectiva muito sentimental. Contudo, quando estão a serviço e têm de lidar com o mundo da realidade concreta, mostram-se confiáveis e sensatos.

São perfeccionistas, diligentes e capazes de trabalhar com dedicação, além de muito pacientes com procedimentos e pormenores. Capazes de executar sem problemas todos aqueles detalhes que precisam ser feitos para que um projeto seja concluído. A perseverança de que se mostram capazes contribui para estabilizar tudo e todos que lhes dizem respeito.

Não entram impulsivamente em situações, mas uma vez dentro delas, não é fácil distraí-las ou desencorajá-las. Também só desistem quando convencidas de que estão erradas, através de sua própria experiência.

A utilização da função sentimento para lidar com o mundo que a cerca é muito evidente, pois são capazes de mostrarem-se bondosas, compassivas, diplomáticas e genuinamente interessadas nas outras pessoas: características estas que fazem com que possam ajudar muito aqueles que delas venham a necessitar. Preocupação com precisão e organização.

O Jardineiro

Introvertido - Realista - Sentimental - Cauteloso

Pessoas introvertidas, mais sentimentais que racionais. Possuem pontos de vista muito particulares sobre a vida, tendendo a julgar tudo e todos a partir de seus ideais e valores individuais.

Embora sejam pessoas que se prendem a valores com grande intensidade, são facilmente influenciáveis por aqueles de quem gostam. Suas existências são governadas por lealdades e ideais internos.

Expressam muito raramente suas emoções mais profundas e escondem atrás de uma máscara de tranquila reserva um núcleo interior muito suave e doce. Na sua vida cotidiana demonstram tolerância, flexibilidade, adaptabilidade e espírito aberto.

Não se sentem motivadas a impressionar ou dominar os outros.

Valorizam aqueles que são capazes de refletir longamente para compreender seus valores pessoais e os objetivos pretendidos. Porém, quando sentem que alguma de suas ideias pessoais está sendo ameaçada, podem mostrar-se surpreendentemente inflexíveis.

São capazes de aproveitar ao máximo o momento presente. Têm sua atenção voltada para a realidade que percebem através de seus órgãos dos sentidos.

Frequentemente aquilo que produzem com suas mãos fala muito mais do que aquilo que exprimem através de palavras.